A Escola

A Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ é orientada pelo ensino e transmissão de Freud e Lacan. Tem como proposta e fundamento a formação permanente de seus membros, onde os dois pilares são a organização em cartéis e a experiência do Passe.

Além disso, sua organização se dá por lugares ocupados por membros da Escola que sustentam o trabalho teórico e clínico, provocando um incessante questionamento. Esses lugares são: direção, garantia, cartéis, ensino, secretaria do passe, publicação, sessão clínica, tesouraria e conexões. Qualquer membro da Escola pode ocupar esses lugares, candidatando-se em assembléia, por votação aberta.

A Escola segue a lógica da permuta obrigatória de lugares, de dois em dois anos, sugerida por Jacques Lacan em sua Proposição para uma Escola de Psicanálise.

Referência Bibliográfica:

Lacan, Jacques – Outros Escritos.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, p. 235